Mesosfera


Esta camada tem início no final da estratosfera e vai até 80 km acima do solo. A temperatura na mesosfera varia entre –10°C até –100°C . A temperatura é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Nesta camada ocorre o fenômeno da aeroluminescência.


A mesosfera é uma região pouco conhecida, sabe-se que é possível monitorar as ondas de maré e ondas de gravidade através dos movimentos que se propagam através dos gases ionizados desta região. Nesta região também é possível observar as ondas atmosféricas que são facilmente observáveis devido ao fenômeno da aeroluminescência.

*Aeroluminescência: Quando os gases se queimam na atmosfera liberando uma luz muito forte, é nela que se dá a combustão dos meteoróides.

*Aeroluminescência (Jeito podre de rico): Aeroluminescência, ou quimiluminescência é o fenômeno da luminescência na atmosfera diurna; é causada pela emissão de fótons pelos átomos ou moléculas, em especial de oxigênio e de decaimento
radiativo quando os átomos de oxigênio entram em ressonância (Quando um objeto vibra na mesma freqüência que outro através de contato ou proximidade). Uma vez ressonando, estes são excitados por processos de recombinação de moléculas dissociadas, que foram produzidas pela absorção da radiação ultravioleta e raios-X, daí a emissão de fótons; ocorre durante o dia.

PS: Algumas pessoas pensam que são óvnis. Oo

Post escrito por: Sthephanny Perez Moreira

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO