Estratosfera

O que é estratosfera? Quais são seus compostos? Pra que ela serve? Uma única resposta serviria para todas essas perguntas; “Sem a estratosfera, nós, não existiríamos”. Mas ai, surgiria outra pergunta, “Por quê?” E para responder esses vários “Porquês”, que eu vou explicar um pouco sobre a Estratosfera.

A Estratosfera é a segunda camada da Atmosfera e está situada entre 15 e 50 km de altitude. – Aproximadamente-. Sua temperatura irá aumentar de acordo que a altitude for elevada. E o ponto mais importante, é nela que se encontra a famosa Camada de Ozônio.

Em sua composição, a estratosfera é dominada pelo ozônio O3-. 85 a 90% do Ozônio atmosférico está na Estratosfera. Este gás forma-se a partir do Oxigênio O2, por ação do Sol (Fotólise, que é quando a radiação quebra as ligações entre os átomos de oxigênio).

Outros gases que podemos encontrar são: Óxido de Azoto N2O, o Metano CH4, os clorofluorcarbonetos CFC, (gases de longa duração de vida). E até mesmo os gases que são liberados pelas fortes erupções vulcânicas, como: Ácidos de Halogênio HCl e HF, Dióxido de Enxofre SO2, que oxidado irá gerar o acido sulfúrico H2SO4 ( fundamental composto para a formação das nuvens).


Caro Leitor, nesse momento peço-lhe calma, sei que você deve estar formulando milhões de perguntas em sua cabeça, e creio eu que uma delas é essa: “Mas, como nós, meros seres humanos – nem tanto- conseguimos todos esses dados? Cada composto químico? Cada Gás? (Tudo bem, foram três perguntas). E é nesse ponte que eu te respondo; Que com a melhor invenção, melhor criação (ou o melhor adjetivo que se encaixe), A TECNOLOGIA. Sim! É apenas por causa dela que o homem pode descobrir tudo que sabe, foi a partir dela que podemos fabricar instrumentos necessários para tais leituras da Atmosfera. Então para sua melhor compreensão, Caro Leitor, irei citar e explicar alguns desses instrumentos.


AVIÕES: Sim, Aviões! Mas não aviões comuns, usavam aviões espiões, como um antigo avião Russo de alta altitude, denominado hoje,de “Geophysica”. Esse avião foi feito para atingir altitude de 20 km. Mas não era tão utilizado, pois emitiam –Emitem- compostos químicos que poluem a Estratosfera.


BALÕES-SONDA: Isso mesmo! Simples –não tão simples assim- balões conseguem chegar à estratosfera. Os balões meteorológicos atingem entre 30 35 km. Eles transportam, entre outros instrumentos, pequenos sensores de ozônio. No sensor ocorre uma reação química que nos permite saber a quantidade de ozônio que existe no ar, onde, essa informação quando coletada, é enviada via rádio para a Terra.


LIDAR: Que raios é isso?! Calma, Calma! Lidar do inglês (Light Detection And Ranging) é um instrumento que pode ser utilizado da Terra. Por ele envia-se para o céu um impulso luminoso muito energético. A luz então é refletida pelas moléculas e retornam ao Lidar, que as mede. Com essa técnica podemos obter informações sobre os compostos encontrados (pelo cumprimento da luz devolvida) e sobre sua concentração (pela intensidade de luz devolvida).


Mas como os cientistas – que para mim são extraterrestres de tão inteligentes- puderam descobrir a altura que a luz estava regressando? Eles falaram que foi simples – mais um ponto que comprova minha tese; Eles são extraterrestres- A luz tem uma velocidade definida, assim, mediram o tempo que a luz leva para voltar ao Lidar após o impulso luminoso. Quanto mais tempo a luz demorar para voltar, mais elevada vai ser a altitude que as moléculas se encontram –Fácil, né?- ¬¬


Com esses exemplos, podemos ver como o Homem vem se desenvolvendo durante os séculos, como ele vai expandindo sua curiosidade para além do que se consegue ver ou tocar, para algo além do que possamos imaginar.


Post escrito por: Luiza Baldanza Mantovanelli









  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO